Torre de Controle Logístico

Benefícios da Torre de Controle Logístico

Continuando nossa série de dicas para logística, iremos falar hoje sobre a Torre de Controle Logístico e sua importância no setor logístico para o crescimento qualitativo de sua empresa.

Acompanhar todo o processo de armazenamento e transporte de carga é de grande importância para o sucesso na entrega, seja ela para o cliente final ou até mesmo para a empresa. Por meio das inovações tecnológicas podemos visar e sanar problemas que possam surgir no trajeto planejado.

A Torre de Controle Logístico é um bom exemplo de implementação que visa melhorar toda a atividade logística.

Como funciona a Torre de Controle?

A Torre de Controle é uma central que reúne e integra informações para gerenciar as tomadas de decisões; na Torre de Controle a equipe faz todo monitoramento e têm uma visão ampla do que acontece em tempo real.

O objetivo da Torre de Controle Logístico é elevar o nível de eficiência da equipe, todo e qualquer processo é monitorado pela equipe, fazendo com que as tomadas de decisões sejam feitas com objetividade.

Torre de Controle na tomada de decisões

A Torre de Controle é uma grande aliada nas tomadas de decisões, fazendo com que alguns processos sejam mais precisos e ágeis. Alguns desses processos são:

  • Planejar as demandas, sobre local, coletas e entregas; 
  • Acompanhar etapas do processo em tempo real;
  • Solucionar problemas com rapidez.

Esses pontos são alguns dos processos que temos diariamente no setor logístico. 

Para algumas empresas as informações básicas como, saber o que vai carregar, o local, a data e horário a quantidade estimada, parece bem simples. Mas, essas informações podem agilizar todo o processo de carregamento, enviando o modelo correto de veículo.

Segundo, é preciso acompanhar as etapas citadas no primeiro ponto e consecutivamente segue até a entrega do produto. O transportador precisa ter em mente, no meio do trajeto poderá existir problemas, acidentes, ajustes públicos na pista, congestionamento, entre outros. 

Portanto, com o acompanhamento em tempo real pode ter como estratégia novas rotas evitando assim, atrasos e até mesmo a perda da carga.

Pessoas e Torre de Controle 

É de grande importância entender que a Torre de Controle sozinha não tem eficiência. A Torre de Controle é uma ferramenta tecnológica que gera relatórios, com essas informações as pessoas buscam soluções eficientes para contornar e sanar problemas atuais ou futuros.

As pessoas envolvidas com a Torre de Controle tendem a ter uma visão maior de todo o processo logístico e são de grande importância para o crescimento estratégico da empresa. 

Além de, tomadas de decisões, visualização de problemas e soluções, a equipe pode utilizar a Torre de Controle para diversas operações, planejamento logístico, cotação, auditorias de frete, análises. 

A tecnologia juntamente com a equipe podem agilizar vários processos essenciais. 

Benefícios da Torre de Controle Logístico

A implantação da Torre de Controle traz diversos benefícios para empresa com um diferencial competitivo, entre os já citados no texto, listamos mais alguns que merecem destaque.

Tomada de decisão: Esse ponto merece destaque, pois é através dele que temos o desenvolvimento de todo o trabalho diário, semanal e mensal. Sabemos que a tomada de decisão não é tão fácil pois existem questões burocráticas, reuniões, mas com a Torre de Controle isso fica bem mais fácil. Com todas as informações e dados, por meio do relatório com a equipe bem treinada para acompanhar todo o processo garantindo o sucesso da empresa.

Redução de custos: com uma visão ampla de todos os processos sobre como carga/mercadoria percorre, trajeto, tempo gasto, problemas que podem existir, com a Torre de Controle gastos desnecessários podem ser evitados, um exemplo mais prático seria o gasto de combustível, com visualizações de rotas alternativas podemos ver e analisar em qual o consumo de combustível será menor.

Assim, um dos principais benefícios da Torre de Controle é a redução de gastos, além de, diminuir custos operacionais, criando oportunidades, minimizando o desperdício de recursos, aumentando a margem de lucro da transportadora/distribuidora.

Diferencial de mercado: todas as empresas prezam pela entrega de seu produto em bom estado de conservação e principalmente dentro do prazo, entregando satisfação e um bom relacionamento com o cliente final.

Portanto, a Torre de Controle tem como objetivo ajudar com essa questão, o embarcador possui as informações fornecidas da Torre de Controle podendo tomar decisões preventivas e corretivas para que as entregas sejam feitas com excelência, e assim evitando problemas para o cliente final ou para a empresa. 

A Torre de Controle Logística é uma solução tecnológica, permitindo a centralização de dados, facilitando os processos. Para a implantação de um Torre de Controle Logística conte sempre com um sistema de gestão logístico como a Avior, ajudando a sua empresa a crescer com informações rápidas e eficientes, aumentando o nível de excelência de sua empresa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *